🟣Em 1992, a Academia Americana de Pediatria iniciou a campanha “Back to Sleep” recomendando que os bebês fossem colocados em decúbito dorsal (de barriga para cima) devido à alta incidência de síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) causada pelo dormir em prono (de barriga para baixo). Apesar da incidência ter sito reduzido, os bebês passaram a ter atrasos nos marcos motores e anormalidades na forma da cabeça.
🟣Assim, começou a notar-se a importância da posição prono, criando o que chamamos de Tummy Time (tempo de barriga), que passou a ser um componente das diretrizes de grandes instituições, inclusive a OMS, com recomendações dessa posição como atividade física para bebês a ser realizado diariamente em crianças com menos de 6 meses, por curtos períodos de tempo – 30 minutos dentro do período de 24h – , incentivado através de brincadeiras e de maneira supervisionada.
🟣Inúmeras descobertas perceptivas e de movimento foram encontradas com o Tummy Time. Essa postura fortalece os músculos da cervical, ombros e tronco. Favore a aquisição de habilidades motoras, como levantar e estabilizar a cabeça, rolar, descarga de peso nos ombros e quadril, sentar, engatinhar, empurrar para cima para sentar, e manipular objetos de maneira independente. Além disso, alguns estudos associaram a posição prono com a redução no IMC (índice de massa corpórea), prevenção de braquicefalia e redução das anormalidades na forma da cabeça, otimizando o crescimento e desenvolvimento saudáveis.
💻 Referência: Hewitt, L., et al. (2020); Palmer, C. F., Rindler, D., & Leverone, B. (2019); Hewitt, L., Stanley, R. M., & Okely, A. D. (2017)
Deixe um comentário