🦶🏻 O Pé Equino é definido como a incapacidade de dorsiflexionar o tornozelo o suficiente para permitir que o calcanhar entre em contato com a superfície de apoio sem alguma forma de compensação na mecânica do membro inferior e do pé. Durante o exame ou avaliação de crianças com equino, é importante compreender as taxas e intervalos de crescimento rápido que podem contribuir para a deformidade em equino.
🔸 A causa do equino do tornozelo pediátrico pode ser primária ou secundária. O equino primário é causado por uma condição pré-existente, enquanto o equino secundário se desenvolve a partir de outra causa. O equino pode ser isolado, combinado com outras deformidades dos membros inferiores ou compensatório.
🔸 Na população pediátrica, deformidades congênitas, como andar dos pés, doença de Charcot-Marie-Tooth, paralisia cerebral (PC), espinha bífida, mielomeningocele, pé chato, distrofia muscular, artrogripose, hemimelia fibular, pé torto e discrepância no comprimento dos membros, pode produzir deformidade equina. Deformidades adquiridas de poliomielite, trauma, queimaduras e alongamento de membros também podem causar equino. Em adultos, o equino pode ocorrer devido à imobilização após trauma, falta de função do membro envolvido ou compensação por outras condições, como vocês podem conferir no post
🔸 É importante distinguir entre uma deformidade equina e uma contração equina. A deformidade em equino é causada por uma condição óssea que pode ou não ter envolvimento de tecidos moles, enquanto uma contratura em equino é causada apenas por tecidos moles (por exemplo, tendões, ligamentos, cápsula, músculo ou fáscia). Vários fatores podem contribuir para o equino do tornozelo, incluindo tecido mole (por exemplo, grupo muscular posterior, cápsula do tornozelo e articulação subtalar) ou deformidades ósseas (por exemplo, procurvatum e osteófitos do tornozelo). Muitos tipos de equino foram descritos na literatura, incluindo equino ósseo, pseudoequino (flexão platar de antipé sem equino de tornozelo), gastrocnêmio equino, gastrocnêmio-sóleo equino e uma combinação dos tipos.
💻 Referência: Gourdine et al., (2010)
📷 Picture made by Abdelgawad & Naga (2014)
Deixe um comentário