Home > Blog > Neuropediatria > MEDIDA DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA: GMFM
Neuropediatria

MEDIDA DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA: GMFM

Por MEDIDA DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA: GMFM

🟣 A GMFM é um instrumento de observação padronizado, elaborado e validado para medir mudança na função motora grossa que ocorre ao longo do tempo ou com intervenções nas crianças com paralisia cerebral. Ele foi desenvolvido pela primeira vez no final dos anos 1980 para uso em ambientes clínicos e de pesquisa e evoluiu por meio de técnicas analíticas avançadas e em resposta a solicitações de testes mais eficientes.

🟣 Os itens abrangem o espectro de atividades motoras grossas em cinco dimensões. A: Deitar e Rolar B: Sentar C: Engatinhar e Ajoelhar D: Em Pé E: Andar, Correr e Pular

🟣 O sistema de pontuação da GMFM vai de 0 a 3, onde 0 a criança não inicia o movimento, 1 inicia, 2 completa o movimento parcialmente, 3 completa totalmente e NT quando o movimento não é testado.

🟣 Existem duas versões da GMFM: GMFM-66 e o GMFM-88, sendo a medida original de 88 itens. ❔A GMFM pode ser aplicada para outras populações além da PC?

❕A amostra de validação para a GMFM original incluiu crianças de 5 meses a 16 anos de idade. Os itens são apropriados para aqueles com habilidades motoras iguais ou inferiores às de uma criança de 5 anos sem qualquer deficiência motora. Atualmente, não há referências publicadas do uso da GMFM em populações adultas, no entanto, a pesquisa está em andamento. A GMFM-88 mostra as habilidades motoras típicas de marcos de desenvolvimento normais e, portanto, pode ser útil para outras populações diagnósticas. A confiabilidade e a validade devem ser estabelecidas antes de usá-lo em outros grupos. Existem algumas evidências de seu uso em crianças com síndrome de Down, lesão cerebral traumática, atrofia muscular espinhal, osteogênese imperfeita, paresia espástica hereditária e leucemia linfoblástica aguda.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *