🗯 Não dá pra exigir que um bebê prematuro sente, engatinhe, fale ou ande no mesmo período em que um bebê a termo, já que cada criança é única e tem seu tempo para realizar cada um desses marcos do desenvolvimento infantil.
🔹 Sendo assim, utiliza-se a “idade corrigida” para avaliar de forma mais adequada o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental do prematuro, que poderá ser diferente do padrão típico de um bebê que nasceu de 40 semanas.
🔹 A “idade cronológica” é a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele depois do nascimento. Por exemplo: um bebê que nasceu dia 04 de Julho terá 3 meses de idade cronológica no dia 04 de Outubro.
🔹 A “idade corrigida” é a idade ajustada ao grau de prematuridade. É a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas. Como é feito esse cálculo? Um bebê nascido com 32 semanas, tem hoje 3 meses de vida de idade cronológica. De 32 para 40 faltam 8 semanas (40s: idade considerada – 32 s: idade gestacional = 8 semanas). Os 3 meses de vida equivale a 12 semanas (3m x 4s = 12 semanas). De 8 para 12 semanas são 4 semanas (idade corrigida). Essa é a idade que ele teria se tivesse nascido de 40 semanas.
🔹 Até quando utilizar idade corrigida durante as avaliações? Até aproximadamente 2 anos de idade e para os prematuros de extremo baixo peso (<1kg e <28 semanas) até 3 anos de idade
💻 Referência: Secretaria Municipal de Saúde; Faculdade de Ciências Médicas; Prematuridade
📷 Picture made by Canva
Deixe um comentário