A primeira infância é um período crucial em que várias habilidades, como motoras, cognitivas, linguísticas, sociais e visuais, são adquiridas. Marcos de desenvolvimento são tarefas específicas da idade que as crianças realizam em uma determinada idade. No entanto, para o desenvolvimento individual, a aquisição de várias habilidades varia de criança para criança. Não é apenas a interação dos genes que fornece a estrutura para o desenvolvimento do Sistema Nervoso, mas também o ambiente físico e social da criança que desempenha o papel igualmente.
Atrasos no desenvolvimento na infância têm sido associados a vários fatores de risco relacionados às fragilidades biológicas associadas à saúde infantil, por exemplo, prematuridade, baixo peso ao nascer, hipóxia, hemorragia periventricular, displasia broncopulmonar, distúrbios bioquímicos do sangue, malformações congênitas, infecções congenitas ou perinatais e restrição do crescimento uterino; baixa condição socioeconômica e escolaridade dos pais; gemelar; falta de estrutura familiar, vínculo e oportunidades de desenvolvimento em casa.
A literatura também é consistente em demonstrar os fatores de risco maternos (por exemplo, depressão, violência social, gestação na adolescência, má saúde, uso de álcool e drogas e nutrição) e fatores de proteção (por exemplo, amamentação e educação materna) para o desenvolvimento infantil, bem como a relação entre recursos domésticos e resultados motores das crianças.
Caso esses fatores de risco sejam apresentados ou você observe algum atraso na aquisição das habilidades (motoras, linguísticas ou outras) do seu filho, não hesite em marcar uma consulta para que o profissional (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo ou psicopedagogo) possa avaliar e acompanhar esse desenvolvimento.
Conheça o nosso Programa ChildNest na aba “Desenvolvimento Infantil”, e agende sua avaliação aqui na Clínica Braincite.
Referência: Sharma et al. (2019); Pereira et al. (2016); Lucion et al. (2011); Santori et al. (2010).
Deixe um comentário