🔸 As pessoas com Síndrome de Down (SD) apresentam algumas variações na saúde e desenvolvimento, além de características físicas peculiares. A criança com SD geralmente tem uma face larga, olhos inclinados causados por dobras epicânticas, mandíbula subdesenvolvida, uma ponte plana para o nariz e uma boca pequena dando a impressão de uma língua anormalmente grande. A cabeça parece mais achatada e o pescoço curto. Geralmente, existe um único vinco palmar e plantar e um amplo espaço entre o primeiro e o segundo dedo.
🔸 As pessoas com SD tem maior indicidência de desenvolver várias condições médicas, entretanto, nem toda criança apresenta as mesmas condições. Portanto, os pais e terapeutas dessas crianças devem estar cientes dessas possíveis condições para que possam ser diagnosticados e tratados de maneira rápida e adequada.
🔸 Uma grande variedade de comorbidades pode estar presente nessas pessoas, afetando os sistemas respiratório, cardiovascular, sensorial, gastrointestinal (atresia gastrointestinal), hematológico, imunológico (mais propensos a infecções), endócrino, musculoesquelético, renal, genito-urinário e neurológico.
🔸 A síndrome de Down é uma das principais causas de deficiência intelectual e milhões desses pacientes enfrentam vários problemas de saúde, incluindo memória e aprendizado (dificuldades leves a moderadas, embora muitas crianças lidem bem nas escolas regulares), doenças cardíacas congênitas (CHD), doenças de Alzheimer (DA), leucemia, câncer, doença de Hirschprung (HD), diabetes mellitus tipo 1, obesidade, osteoartrite e hipotonia.
💻 Referência: Ruiz-González (2019); Craword e Dearmun (2016); Coppede (2016); Asim et al. (2015)
📷 Picture made by GratisPNG
Deixe um comentário