🤱🏾Amamentar é um ato de amor, carinho, saúde e paciência, pois não é uma tarefa fácil. Entretanto, é um procedimento natural que promove inúmeros benefícios para as mães e para os bebês.
👶🏻 A amamentação é exclusiva até os 6 meses, mas pode durar 2 anos ou mais. Assim, para tornar esse período mais prático e prazeroso, as mães se adaptam a diversas posições, muitas vezes inadequadas gerando dor, alterações biomecânicas e musculoesqueléticas, compensações e deformidade. Para isso, trouxemos algumas dicas de posicionamentos para tornar esse momento mais agradável. 🌺
🔹 1 – Cross Cradle: O bebê não fica na dobra do braço da mãe. A cabeça está na mão da mãe para guiá-lo em direção ao seio. Bem útil para bebês pequenos.
🔹 2 – Side-Lying: As costas e o quadril da mãe são mantidos em linha reta com a colocação de travesseiros nas costas. A cabeça do bebê pode estar apoiada no braço superior da mãe e o rosto em direção ao peito.
🔹 3 – Football: O bebê fica ao lado, embaixo do braço da mãe, com o rosto para frente e o corpo atrás, como uma bolsa de mão.
🔹 4 – Cradle: É a posição clássica, onde a mãe está sentada com as costas e os pés apoiados, braço dobrado segurando o bebê. O rosto, barriga e pernas devem estar voltados para a mãe. |
💭 Lembre-se! A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê se sintam confortáveis.
💻 Referência: Rani et al. (2019), Ministério da Saúde (2013) | #amamentacao #fisioterapia #pediatria #posicoesparaamamentar.
📷 Picture made by Mainline Health
Deixe um comentário