👴🏿 Os idosos constituem uma grande e crescente porcentagem da população. À medida que as pessoas envelhecem, aumentam cada vez mais o risco de quedas e lesões consequentes.
🔵 Os fatores de risco para que as quedas ocorram podem ser divididos em três: intrínsecos, extrínsecos e comportamental.
🔹 Os fatores intrínsecos são fatores relacionados ao paciente, como idade, comorbidade, quedas prévias, marcha, deficiência visual / auditiva, déficits musculoesqueléticos e deficiência cognitiva.
🔹 Os fatores extrínsecos são aqueles ambientais (iluminação insuficiente, pisos escorregadios, superfícies irregulares), calçados e roupas inadequados, e dispositivos auxiliares de locomoção inadequados.
🔹 Os fatores comportamentais se relacionam ao grau de exposição ao risco. Aparentemente, as pessoas mais inativas, possivelmente por suas fragilidades e as pessoas mais ativas, possivelmente pelo grau de exposição, estão mais propensas ao risco, do que as demais.
‼️ Profissionais e familiares, é de extrema importância ficar de olho nesses fatores de risco hein!
👩🏻⚕️Consulte-se com um(a) fisioterapeuta para que ele(a) possa avaliar a origem das alterações e intervir da maneira mais adequada.
💻 Referência: Callis (2016); Todd (2004), EuroWHO (2004); Soc Bras Gerontologia (2008)
Deixe um comentário