Home > Blog > Neuro Adulto > SÍNDROME DO CUIDADOR
Neuro Adulto Neuropediatria

SÍNDROME DO CUIDADOR

Por SÍNDROME DO CUIDADOR

Você já ouviu falar da síndrome do cuidador?

É muito demandante cuidar de alguém em casa, seja um idoso com doença neurodegenerativa, um adulto com condição neuropsiquiátrica ou uma criança com algum tipo de transtorno do neurodesenvolvimento. E essa demanda pode acabar sobrecarregando demais.

Chamamos informalmente de síndrome do cuidador este quadro de estresse, depressão e/ou prejuízo na qualidade de vida que acomete o cuidador principal de um familiar dependente. É como se a pessoa fosse deixando de lado seus diversos papéis (mãe, filha, amiga, amante, profissional, etc) e assume só uma função: cuidar.

Mas como não deixar minha vida de lado para cuidar de um familiar que amo? Quando responder essa pergunta está muito difícil, pode ser a hora de contar com a ajuda de um psicólogo. Através de muito diálogo, alguns exercícios realizados em sessão e outros a serem experimentados em casa é possível refletir sobre o dia a dia, encontrar ajustes, negociações, novas habilidades, novas formas de pensar e lidar com os problemas que tornam a rotina do cuidador mais leve e mais gratificante. Esse é o trabalho do psicoterapeuta nesses casos: cuidar de quem cuida. Afinal, você precisa estar bem para poder cuidar do outro com tranquilidade e eficiência!

💻 Referência: Lopes, L. D. O., & Cachioni, M. (2012). Intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com demência: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 61, 252-261.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *