🟣 A marcha atáxica costuma ser caracterizada por dificuldade de caminhar em linha reta, desvio lateral, falta de equilíbrio, base de apoio alargada, movimento inconsistente do braço e falta de repetibilidade. Esses sintomas geralmente se assemelham à marcha observada sob a influência de álcool. ⁉️ O que causa a marcha atáxica?
🟣 A marcha atáxica pode ser causada por alterações no cérebro, medula espinal e sistema nervoso periférico. Quando causados por alterações no cerebelo, os desvios da marcha resultantes da ataxia têm características distintas. A ataxia cerebelar como uma combinação de dismetria, dissinergia, disdiadococinesia, disritmia e tremor de intenção.
🟣 O cerebelo envia sinais por todo o cérebro que regulam o movimento motor fino. Quando os neurônios cerebelares são danificados, o cerebelo tem dificuldade em integrar informações do resto do corpo e do cérebro. Como resultado, é difícil coordenar o equilíbrio, a postura e a atividade do músculo estriado esquelético, impactando claramente a função da marcha.
🟣 Os distúrbios cerebelares podem ser causados por ataxias hereditárias, como Ataxia de Friedrich, e condições adquiridas como esclerose múltipla, derrames cerebelares, lesão cerebral traumática e alcoolismo de longo prazo. A semelhança da ataxia com a embriaguez não é coincidência, pois o álcool desregula as principais células nervosas do cerebelo.
💻 Referência: Prokinetics and Stolze et al. (2002)
📷 Picture made by SamarpanPhysioClinic
Deixe um comentário