SERVIÇOS
A Fisioterapia Neurofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua nas doenças e/ou deficiências que afetam o Sistema Nervoso Central ou Periférico e causam distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Nela, o fisioterapeuta irá avaliar, dar o diagnóstico cinético funcional, designar qual o melhor tratamento para o paciente e realizá-lo. A fisioterapia neurológica, com ênfase na criança e adolescente, atua com indivíduos com uma série de condições: Pessoas com Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, Mielomeningocele, Ataxia, AVC Infantil, Síndrome de Tourette, Síndrome de Rett, outras Síndromes, Microcefalia, Crianças com sequelas do Zika Vírus, crianças que apresentam alterações neurológicas decorrente de tumores ou distúrbios genéticos e outras condições que afetam o Sistema Nervoso, Bebês e Crianças com Atraso do Desenvolvimento e Bebês de Risco.
A Terapia Ocupacional é uma das especialidades fundamentais na reabilitação do paciente neurológico. Atuando nos possíveis distúrbios decorrentes dos danos ou lesões do Sistema Nervoso, tem como objetivo garantir um bom desempenho ocupacional, ensinar e promover independência e autonomia para que a criança realize as atividades básicas que compõem o seu dia-a-dia (AVDs), prescrever e adaptar equipamentos/órteses, facilitar o ambiente conforme as individualidades de cada indivíduo através do brincar, principal ferramenta para alcançar objetivos terapêuticos.
A fonoaudiologia neurofuncional é responsável pela avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação através da promoção de ações educativas, preventivas e de inclusão social e educacional de pessoas com desordens neurológicas que tenham alterações congênitas ou adquiridas que comprometam os aspectos da comunicação, isto é, fala, voz, linguagem; e aspectos motores sensoriais orais, envolvendo os transtornos da alimentação, as disfagias e o manejo das comorbidades associadas.
A prática de exercícios físicos regulares é capaz de agir na prevenção de doenças crônicas e como tratamento não farmacológico das doenças já estabelecidas, melhorando a qualidade de vida do paciente. O paciente neurológico deve exercer um estilo de vida ativo, com prática de atividades e exercícios físicos supervisionados por um profissional de educação física especializado. Na Braincite, nossos profissionais têm papel fundamental na educação e promoção de saúde da população, atuando em ambiente clínico, domiciliar ou externo.
Busca compreender o processo de aprendizagem, de construção do conhecimento possibilitando reconhecer dificuldades neste processo, denominadas transtornos e dificuldades de aprendizagem. O atendimento clínico pode ter como objetivo a estimulação precoce, o desenvolvimento das funções executivas, a ampliação do processo comunicativo por meio da troca de figuras PEC’S, a medicação da aprendizagem pelo PEI – Programa de Enriquecimento instrumental, além do atendimento terapêutico sendo parte fundamental da avaliação multidisciplinar, atuando no diagnóstico, tratamento e cuidado das pessoas com deficiência, transtornos e dificuldades de aprendizagem.
A psicomotricidade é uma ciência que estuda a relação entre os aspectos cognitivos, emocionais e motores. O corpo é o primeiro instrumento pelo qual se dá o processo de aprendizagem, no qual conceitos se organizam e se desenvolvem, a cada nova experiência. Algumas condições, transitórias ou não, podem dificultar esse desenvolvimento resultando em atrasos no desenvolvimento psicomotor, dificuldades na coordenação motora, entre outras, refletindo na aprendizagem escolar. Desta forma a intervenção psicomotora educacional se faz necessária, para que a partir da avaliação, seja possível desenvolver um plano terapêutico individual, que considere as necessidades específicas da criança, de modo a promover avanços nos aspectos alvo definidos.
Em breve (ABA)
Dentro da psicomotricidade trabalha-se a tríade: cognitivo (conhecer), afetivo (querer) e motor (poder). Esses, são aspectos que devem sempre estar em equilíbrio, já que um interfere no outro. No processo terapêutico a avaliação contempla todas as bases psicomotoras que são tonicidade, equilíbrio, esquema e imagem corporal, lateralidade, orientação espaço-temporal, praxia global e praxia fina. A partir da tríade e das bases psicomotoras avaliadas é traçado o planejamento terapêutico compreendendo a queixa, atrasos e alterações para uma intervenção adequada. No eixo terapêutico, a psicomotricidade promoverá habilidades, capacidades e aquisição do movimento, envolvendo o afetivo e o intelecto.
Sabemos que a participação é um ponto essencial na reabilitação neurofuncional. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) constitui como componentes importantes da saúde os tópicos: Atividade e Participação. Atividade é a execução de uma tarefa ou ação por um indivíduo e Participação é o envolvimento em uma situação de vida. Na Clínica Braincite, preconizamos a participação social e em atividades de lazer para os nossos pacientes. Uma das formas de trabalhar esses pontos ocorre através dos Grupos de Atividades formados pelos pacientes e com supervisão dos terapeutas. São eles: Grupos de Exercícios, Grupos de Dança e Grupos de Atividades Externas.
Em breve mais informações.
A musicoterapia representa o significado que a música tem nas vidas dos pacientes; as possibilidades de comunicação que sons ritmos, alturas e timbre proporcionam; as oportunidades de reabilitação social, motora e emocional que as melodias permitem construir, as nuances de fortalecimento da autopercepção e da percepção do outro que o fazer musical propicia.
Os musicoterapeutas e as pessoas que participam de processos musicoterapêuticos se reúnem para cantar, tocar e escutar música. Não há necessidade de conhecimento formal de música pois nos encontros, participantes expressam as músicas e sonoridades que conhecem e que têm algum sentido nas suas vidas.
A musicoterapia colabora para o desenvolvimento e bem estar físico, emocional e cognitivo das pessoas. Ou seja, é a união entre a música e a saúde, que pode atender demandas de crianças, jovens, adultos e pessoas de idade, na busca por criar meios de fortalecer a comunicação, a ação, a criatividade, visando a inclusão, a reabilitação e o desenvolvimento humano.
Referência:União Brasileira das Associações de Musicoterapia
E MAIS!
Sabe-se que para um adequado aprendizado, a repetição e a frequência são fundamentais. Pensando nisso, nós fornecemos programas de terapias intensivas e personalizadas, dentro das possibilidades do paciente e da família. Nestes tratamentos, pode-se optar por uma modalidade profissional ou por uma equipe multidisciplinar e ainda utilizamos vários métodos e recursos de acordo com a necessidade de cada paciente, buscando atingir os objetivos e maximizar função, participação, independência e qualidade de vida.
Os Métodos TheraSuit e PediaSuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras. São métodos de terapias intensivas que utilizam equipamentos e técnicas especializadas, como a Veste Terapêutica, que é uma órtese dinâmica que desempenha um papel crucial no alinhamento postural, na função sensorial e vestibular e a Gaiola de Habilidades Funcionais, onde podem ser treinadas várias e atividades funcionais, além de uma enorme gama de exercícios de fortalecimento e alongamento muscular. O cronograma desses Métodos Intensivos consistem em 3 ou 4 horas diárias, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas.
Todas as pessoas têm o direito de se locomover e todas as formas de locomoção são válidas. A aquisição de alguma forma de locomoção está diretamente relacionada ao desenvolvimento motor e cognitivo, além da promoção de maior independência e autonomia. Dentro das possibilidades do treino locomotor, há o treino de marcha que pode ser feito com andadores, bengalas, livre ou de modo assistido.
Aqui na Braincite, temos a esteira com suspensão parcial de peso, o que permite que mesmo pessoas que ainda não possam ficar em pé de forma independente, realizem o treino de marcha, pois elas estarão seguras por cintos e/ou colete que minimizam a descarga do peso corporal sobre o solo.
Os treinos em esteira garantem uma série de benefícios como mobilidade, fortalecimento muscular, aumento da resistência cardiorrespiratória e condicionamento físico. E é muito importante que os parâmetros (velocidade, inclinação, uso de cinto) sejam adaptados individualmente a cada paciente.
O Tratamento Neuroevolutivo baseado no Conceito Bobath Contemporâneo é um modelo de prática clínica interdisciplinar e holístico que enfatiza o manuseio terapêutico individualizado com base na análise de movimento para a habilitação e reabilitação das pessoas com afecções neurológicas. Usando a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), o terapeuta aplica uma abordagem de resolução de problemas para observar, avaliar, analisar e interpretar o desempenho de uma tarefa de atividade e participação a fim de identificar e priorizar integridades e deficiências relevantes como base para o estabelecimento de resultados alcançáveis aos pacientes e cuidadores.
A abordagem fisioterapêutica MAAF tem como objetivo oferecer maior funcionalidade ao paciente que apresenta alterações na postura e movimento. Por meio de manuseios e adequações de atividades funcionais de transferência e locomoção, é possível viabilizar uma maior eficiência na execução de movimentos e proporcionar melhoras na realização de tarefas do dia-a-dia. A proposta terapêutica é desenvolvida considerando a Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e Saúde (CIF) e os conhecimentos advindos do conceito de Aprendizagem Motora, ou seja, processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam.
A Intervenção Precoce (IP) refere-se a um conjunto de serviços de saúde (equipe multiprofissional) com o objetivo de prevenir, melhorar ou solucionar os problemas das crianças com risco de atraso no seu desenvolvimento (veja no blog a publicação: “Quem é o bebê de risco?” – colocar link) e das suas famílias. Para promover o desenvolvimento da criança, os principais objetivos da IP são direcionados à criança e à família, tendo em vista a criação de condições que facilitem o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de capacidades e o apoio à integração. Na Clínica Braincite, o programa de intervenção precoce, chamado de Estimulação Essencial, conta com uma equipe de profissionais composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogas e fonoaudiólogas que atenderão a demanda da criança e da família. Saiba mais sobre o nosso programa, clicando aqui.
A inserção de mecanismos de entretenimento na área da saúde é um caminho promissor visto a importância da motivação e diversão que devem ser parte da terapia. Na clínica Braincite utilizamos jogos exclusivos, desenvolvidos para área da reabilitação, como uma ferramenta complementar no tratamento dos nossos pacientes.
A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação que tem como objetivo recuperar a função do membro acometido por uma lesão. É fundamentada em três pilares: treino intensivo com repetição, restrição do membro não afetado pela lesão e um pacote de métodos comportamentais (denominado pacote de transferência) que visam a transferência dos ganhos obtidos para fora do ambiente terapêutico. O tempo de contensão difere de paciente para paciente.
Uma das estratégias utilizadas pelo terapeuta ocupacional é a Tecnologia Assistiva, que promove o resgate da participação social e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Dentro desse âmbito, destacam-se as órteses que ajudam a corrigir, estabilizar, compensar, manter e/ou recuperar funções e estruturas do corpo que foram afetadas; assim como as adaptações para a vida diária, que favorecem o resgate da independência e máxima performance ocupacional.
Uma vez que o nosso sistema nervoso funciona através de correntes elétricas, a possibilidade de modular seu funcionamento sempre foi objeto de várias pesquisas e atualmente, é uma realidade clínica. A NIBS, estimulação cerebral não-invasiva, do inglês, non-invasive brain stimulation, envolve várias técnicas de estimulação que através de dispositivos extra-corpóreos modulam as correntes elétricas do tecido neural (cérebro, cerebelo, medula espinhal e nervos periféricos) de modo a favorecer os processos de plasticidade cerebral.
A grande vantagem dessas técnicas não-invasivas é que são totalmente indolor, permitindo a ativação ou inibição das funções cerebrais de modo muito seguro.
Para a neuromodulação do sistema nervoso central, nós utilizamos as principais técnicas que são:
ETCC: estimulação transcraniana por corrente contínua (do inglês, transcranial direct current stimulation – tDCS) que consiste na aplicação de uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade, sobre o couro cabeludo (escalpo), utilizando-se eletrodos de superfície.
EMT: estimulação magnética transcraniana (do inglês, transcranial magnetic stimulation – TMS) que consiste de uma unidade geradora (o equipamento que produz a corrente elétrica) e uma bobina (que transforma a corrente elétrica em um pulso eletromagnético). Essa bobina é posicionada sobre a cabeça do paciente e cada pulso eletromagnético leva a uma ativação dos neurônios (despolarização neuronal).
Ambas técnicas evidenciam grandes benefícios para pacientes com diversas condições clínicas, como depressão, dor, AVC, Doença de Parkinson, desordens motoras (ataxia, espasticidade, distonia, dispraxias, etc), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista, etc. Através de uma avaliação minuciosa o terapeuta poderá precisar qual é a técnica mais indicada para o paciente.
Veja na aba “Notícias”, alguns artigos publicados pelas nossas colaboradoras sobre o uso dessas técnicas para reabilitação de pacientes neurológicos adulto e pediátrico.
O terapeuta ocupacional atua com a análise de atividade direcionada para a construção de recursos de Tecnologia em Reabilitação, visando compreender melhor quais as habilidades necessárias para realizá-la de maneira satisfatória, associando aspectos de interesse e desejo do paciente, objetivando um melhor desempenho ocupacional através do engajamento ocupacional.
Oferecemos o serviço de confecção de órteses de membros superiores para pacientes atendidos na clínica e pacientes externos. Em conjunto com a equipe e após avaliação, é feito a prescrição da órtese e confecção no mesmo dia. O dispositivo é totalmente personalizado e individual, feito sob medida para cada paciente considerando os objetivos da utilização do recurso. O serviço foi desenvolvido e é executado por terapeuta ocupacional especialista.
A musicoterapia representa o significado que a música tem nas vidas dos pacientes; as possibilidades de comunicação que sons ritmos, alturas e timbre proporcionam; as oportunidades de reabilitação social, motora e emocional que as melodias permitem construir, as nuances de fortalecimento da autopercepção e da percepção do outro que o fazer musical propicia.
Os musicoterapeutas e as pessoas que participam de processos musicoterapêuticos se reúnem para cantar, tocar e escutar música. Não há necessidade de conhecimento formal de música pois nos encontros, participantes expressam as músicas e sonoridades que conhecem e que têm algum sentido nas suas vidas.
A musicoterapia colabora para o desenvolvimento e bem estar físico, emocional e cognitivo das pessoas. Ou seja, é a união entre a música e a saúde, que pode atender demandas de crianças, jovens, adultos e pessoas de idade, na busca por criar meios de fortalecer a comunicação, a ação, a criatividade, visando a inclusão, a reabilitação e o desenvolvimento humano.
Referência:União Brasileira das Associações de Musicoterapia